Praia de Buarcos, Figueira da Foz, ganha Bandeira Azul pela primeira vez

Figueira da Foz, Coimbra, 30 abr (Lusa) - A praia de Buarcos, uma das mais concorridas da Figueira da Foz, viu-lhe ser atribuída este ano e pela primeira vez a Bandeira Azul, culminando um trabalho de quatro anos nesse sentido, disse hoje fonte da autarquia.

Lusa /

Em declarações à agência Lusa, Carlos Monteiro, vereador com o pelouro do Ambiente, frisou que a atribuição do galardão "prova que a vala de Buarcos [linha de água que atravessa o areal em direção ao mar] tem hoje quase exclusivamente águas pluviais" e que as análises efetuadas ao longo de quatro anos "confirmam a excelente qualidade" da água da praia de Buarcos.

"É um reflexo do trabalho realizado pela Câmara Municipal e pela [concessionária de águas e saneamento] Águas da Figueira", afirmou o vereador, lembrando que Buarcos "é uma zona muito frequentada" pelos banhistas.

Em 2015, o concelho da Figueira da Foz inscreve cinco praias na lista da Bandeira Azul: para além de Buarcos, o galardão volta a ser atribuído às praias de Quiaios, no norte do concelho, Relógio (adjacente à cidade) e duas praias a sul do Mondego (Cova e Leirosa).

Carlos Monteiro revelou ainda que a chamada praia do Forte - pequeno areal localizado entre o molhe norte do Porto Comercial e um dos molhes interiores do Mondego, banhado pelas águas do rio - vai passar a ser zona balnear, vigiada com recurso a nadadores salvadores.

"Daqui por quatro anos pretendemos que venha também a ter Bandeira Azul", frisou.

Tópicos
PUB