Premiado projecto que visa tratar doença de Machado-Joseph

por Agência LUSA

Uma investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular de Coimbra, Sandra Ribeiro, foi premiada hoje pela Associação Viver Ciência pelo projecto que desenvolveu para estudar a doença de Machado-Joseph.

Sandra de Macedo Ribeiro recebeu no Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem (IBILI), em Coimbra, o Prémio Crioestaminal em investigação biomédica, no valor de 20 mil euros.

O galardão, financiado pela empresa Crioestaminal, foi atribuído este ano pela primeira vez.

O projecto premiado, denominado "Aspectos Estruturais da Doença de Machado-Joseph", visa sobretudo a "investigação dos mecanismos moleculares que determinam os primeiros eventos do estabelecimento" da patologia.

Trata-se de uma doença hereditária rara, degenerativa e fatal, com especial prevalência na Região Autónoma dos Açores, sobretudo nas ilhas de S. Miguel e das Flores.

Sandra Ribeiro pretende, a longo prazo, contribuir para a descoberta de um medicamento que possa tratar a doença na fase precoce.

O projecto de Sandra Ribeiro vai ser desenvolvido no Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra, nos próximos dois anos.


pub