Presidente da AR visitou destacamento militar português no Afeganistão
Lisboa, 17 Mar (Lusa) - O Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, visitou hoje, em Cabul, as forças nacionais destacadas no Afeganistão, segundo um comunicado do Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA).
Jaime Gama, acompanhado pelo Presidente da Comissão Parlamentar de Defesa, Miranda Calha, e pelo Chefe do Estado-Maior do Exército e pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, contactou com os militares estacionados em Cabul, onde, após serem prestadas as honras militares devidas pelos militares da Força Nacional Destacada (FND), participaram num almoço-convívio.
O comandante da FND, tenente-coronel Carlos Bartolomeu, apresentou detalhadamente a situação no teatro de operações, após o que se seguiu uma visita à exposição estática do material utilizado no teatro de operações pelo contingente português e a assinatura do livro de honra da unidade.
O Presidente do parlamento deslocou-se ao Quartel-General da ISAF (International Security Assistence Force) onde teve um encontro com o comandante da ISAF, General Dan McNeill.
O contingente português é composto por um efectivo de 149 militares (114 da companhia de manobra - 1ªcompanhia de Comandos, 11 do Comando e Secção de Comando e 24 do Destacamento de Apoio de Serviços), e por uma equipa de controladores aéreos avançados da Força Aérea (Tactical Air Control Party - TACP), com 7 elementos.
A presença militar portuguesa no Afeganistão conta ainda com 10 militares do Exército colocados nos Quartéis-Generais. A Força Nacional Destacada foi rendida em Fevereiro de 2008, estando previsto o fim da missão no mês de Agosto de 2008.
O Presidente da Assembleia da República, acompanhado por uma delegação da Comissão Parlamentar de Defesa, visitará ainda nesta deslocação de dois dias as forças militares nacionais em missão internacional no Líbano.
A delegação da Comissão Parlamentar de Defesa que participa na visita é constituída pelos Deputados Miranda Calha (Presidente da Comissão), Correia de Jesus (Vice-Presidente da Comissão), João Rebelo (Vice-Presidente da Comissão), João Soares e Rui Gomes da Silva.
SRS/SMA