Presidente da Câmara de Anadia pede reforço de efetivos e viaturas para GNR

por Lusa

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso, alertou hoje o ministro da Administração Interna para a necessidade de se recrutarem mais efetivos para o posto da GNR local, que disse precisar também de viaturas novas.

"Senhor ministro, importa relembrar o que já sabe: agora é também urgente reforçar estas estruturas com melhores equipamentos, designadamente viaturas. Tendo conhecimento do recente anúncio para a aquisição das mesmas, esperamos que também as forças de segurança de Anadia sejam contempladas com novas viaturas", destacou.

Durante a cerimónia de inauguração da requalificação e ampliação do quartel da GNR de Anadia, que contou com a presença do ministro da Administração Interna, Teresa Cardoso sublinhou ainda que, para além das novas viaturas, deverão também ser contratados mais militares para servir o concelho.

"É igualmente necessário um maior investimento no recrutamento de mais efetivos ao serviço das populações, para que assim seja possível responder a todos os níveis de intervenção: patrulhamento, fiscalização ambiental, investigação policial ou criminal, e também reforço e apoio na vigilância e deteção de incêndios", apontou.

A autarca aproveitou ainda a ocasião para relembrar que o Município de Anadia tem em curso um projeto de instalação de videovigilância em espaço público.

"Reforçamos este pedido para que o mesmo seja brevemente aprovado e para que seja ainda autorizada a sua execução. Está em causa a salvaguarda e a proteção de bens e pessoas num espaço urbano, recentemente construído, o Parque Urbano de Anadia", referiu.

Sobre a intervenção de que foi alvo o quartel da GNR de Anadia, Teresa Cardoso frisou as "excelentes condições de trabalho" que veio proporcionar aos militares.

O quartel da GNR de Anadia foi alvo de obras de reabilitação e adaptação nos últimos dois anos, num investimento superior a 1,1 milhões de euros.

A requalificação e adaptação do quartel decorreu no âmbito de um Contrato de Cooperação Interadministrativa, assinado em fevereiro de 2020, entre o município, a Secretaria Geral da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana, tendo a empreitada sido adjudicada em julho de 2020.

Enquanto as obras decorreram, o Destacamento Territorial da GNR de Anadia funcionou provisoriamente no edifício da antiga Escola Secundária de Anadia, na Avenida 25 de Abril.

Tópicos
pub