Presidente da República deposita coroa flores no túmulo de Frei Bartolomeu dos Mártires

Viana do Castelo, 04 Jun (Lusa) - Cavaco Silva preside segunda-feira, no âmbito das comemorações do 10 de Junho, à deposição de uma coroa de flores no túmulo de Frei Bartolomeu dos Mártires, no Convento da Igreja de Santa Cruz, em Viana do Castelo.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Nascido em Lisboa, em Maio de 1514, Frei Bartolomeu dos Mártires foi Arcebispo em Braga, mas em 23 de Fevereiro de 1582 renunciou ao arcebispado e recolheu-se no convento dominicano da Santa Cruz, em Viana do Castelo, nascido por seu empenho, para favorecer os estudos eclesiásticos e a pregação.

Morreu nesse convento a 16 de Julho de 1590, reconhecido e aclamado pelo povo como o Arcebispo Santo, pai dos pobres e dos enfermos.

A sua fama de homem santo era de tal ordem que os vianenses tiveram de proteger o seu cadáver dos bracarenses, que o reivindicavam para a sua cidade.

O seu túmulo é, ainda hoje, venerado, tendo o Papa João Paulo II reconhecido, em 7 de Julho de 2001, o milagre proposto para a beatificação: uma menina portadora de meningo-encefalite foi livre da morte.

A beatificação de Frei Bartolomeu dos Mártires foi celebrada a 04 de Novembro de 2001, no dia litúrgico de S. Carlos Borromeu, com quem trabalhou arduamente na prossecução dos objectivos do Concílio de Trento.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo já encomendou ao escultor local Manuel Rocha uma estátua de Frei Bartolomeu dos Mártires, que será inaugurada precisamente a 04 de Novembro, data da sua beatificação.

A estátua apresenta Frei Bartolomeu em cima da mula, oferecida pelo Papa Pio IV, que o trouxe do Vaticano a Braga e a Viana do Castelo.

PUB