Presidente do Infarmed Rui Ivo deixa cargo no final do mandato
O actual presidente da autoridade nacional para o medicamento, Rui dos Santos Ivo, vai deixar o cargo, que ocupa desde 2002, no final do mandato, disse à Lusa fonte da tutela.
Rui Ivo foi nomeado para a presidência do Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed) a 16 de Julho de 2002 pelo então secretário de Estado da Saúde social-democrata Carlos Martins, e deverá terminar o seu mandato a 15 de Julho.
A mesma fonte adiantou que a decisão foi tomada após uma reunião, quarta-feira, entre Rui Ivo e o ministro da Saúde, António Correia de Campos.
Contacto pela Lusa, o assessor de imprensa do ministro escusou- se a avançar qualquer informação sobre a matéria.
Na altura em que assumiu a presidência do Infarmed, Rui Ivo exercia as funções de administrador na direcção da Agência Europeia de Avaliação de Medicamentos.
Rui Ivo havia já integrado o conselho de administração do Infarmed como vogal, entre 1994 e 2000, quando esta estrutura era liderada por Aranda da Silva.
Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Lisboa em 1987, Rui Ivo é presidente do Grupo Permanente de Coordenação das Autoridades do Medicamento da União Europeia (HoA/HEVRA), criado em Maio de 2004, com o objectivo de assegurar a coordenação e o desenvolvimento das actividades das 25 agências nacionais do medicamento.
Em 1998/99 integrou o Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde para a Preparação e Acompanhamento das Actividades da Presidência da União Europeia.
A direcção do Infarmed a que Rui Ivo preside integra ainda António José Teixeira Marques da Costa (vice-presidente), António Manuel Núncio Faria Vaz (vice-presidente), Manuel Martins das Neves Dias (vogal) e Maria Alexandra de Avelar Barbosa Bordalo (vogal).