Presidente promulga diploma que sujeita presquisa de petróleo a consulta prévia a municípios

| País

O Presidente da República promulgou o diploma que torna obrigatória a consulta prévia aos municípios da área abrangida pela prospeção, pesquisa e exploração de petróleo, anunciou hoje a Presidência.

O projeto de lei, que tinha sido submetido ao parlamento pelo PS, prevê a "obrigatoriedade de consulta prévia aos municípios nos procedimentos administrativos relativos à prospeção e pesquisa, exploração experimental e exploração de hidrocarbonetos".

Em março passado, o Governo já tinha determinado à Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) que "seja auscultado, por escrito, o presidente(s) do(s) município(s) territorialmente competente em função da localização da área, relativamente ao pedido formulado, devendo para o efeito a posição da autarquia acompanhar a proposta que for apresentada para decisão e despacho final".

O diploma agora promulgado pretende reforçar o despacho do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, que surgiu no seguimento de vários protestos de autarcas, sobretudo no Algarve, em relação aos contratos de pesquisa de petróleo.

Tópicos:

Geologia DGEG,

A informação mais vista

+ Em Foco

A presidente do CNAPN diz que a chave está nos líderes das mesquitas e pede mais apoio do Alto Comissariado para as Migrações.

    Marco Aurélio de Mello considera que a prisão de Lula da Silva, após condenação em segunda instância, viola a Constituição brasileira.

      Sintra podia ser uma "mini Davos". A sugestão foi feita informalmente por um dos académicos que participou na reunião do BCE concluída em 20 de junho.

        Dados revelados no Digital News Report de 2018 do Reuters Institute.