Previsões da UE para a economia são "boas notícias" para Portugal

A economia portuguesa deverá crescer 2,4 por cento este ano. A Comissão europeia revê assim em alta as previsões que apontavam para um crescimento de 1 por cento europeia. O ministro da Economia considera que são "boas notícias para o nosso país".

RTP /

Foto: Yves Herman - Reuters

"Começo por reagir àquilo que são as boas notícias trazidas pelas projeções da primavera da Comissão Europeia", começou por afirmar aos jornalistas, em Bruxelas.

"Boas notícias para o nosso país porque apontam para que Portugal vá ter um crescimento muito significativo durante o ano de 2023, mais do dobro daquilo que é estimado para o crescimento das economias da Zona Euro, uma inflação mais baixa do que aquilo que era previsto - muito em linha daquilo que eram as projeções do Governo -, o emprego em alta e uma capacidade, no fundo, que significa este crescimento económico importante".

O Turismo e as exportações justificam estes valores. Esta previsão é também mais optimista do que a do governo, que previa um crescimento de 1,8%. Já à inflação, vai ao encontro dos 5,1% projectados plo executivo no programa de estabilidade. Em Fevereiro a comissão estimava valores na ordem dos 5,4 por cento.

Quanto ao défice, deverá ficar nos 0,1% e a dívida pública deverá reduzir para os 106,2% . Ainda muito acima das metas da União Europeia.
PUB