Primeira residência da Cercibeja para 18 utentes inaugurada hoje

Beja, 05 Abr (Lusa) - A primeira residência da Cercibeja, um projecto antigo e com capacidade para acolher 18 jovens e adultos portadores de deficiência, é inaugurada hoje durante as comemorações dos 30 anos da instituição.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A cerimónia de inauguração da residência "Vidas Coloridas", agendada para as 17:00, será presidida pela secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz.

A nova valência, a funcionar desde Dezembro, acolhe 18 utentes, entre 16 e 45 anos, portadores de deficiência, em risco de exclusão social ou impedidos de residir, temporária ou definitivamente, com as suas famílias, explicou à agência Lusa o presidente da direcção da Cercibeja, José Hilário.

O projecto, um "sonho antigo" da Cercibeja, que arrancou em 2000, lembrou o responsável, levou "oito anos a ser concretizado", devido a atrasos na atribuição de subsídios, substituições de ministros e falta de verbas da própria instituição.

A construção da residência, orçada em quase 500 mil euros, foi financiada em 80 por cento com verbas do Estado, tendo os restantes 20 por cento sido assegurados com verbas próprias da CerciBeja e provenientes de donativos e de iniciativas culturais promovidas pela instituição.

A residência dispõe de seis quartos duplos e seis individuais, uma cozinha, um refeitório, quatro salas de estar, uma sala de medicação e outra de vigilância, uma lavandaria e vários espaços de arrumos.

"As 18 vagas da residência estão preenchidas com utentes da CerciBeja", frisou o responsável, acrescentando que, "devido às necessidades da região e à crescente procura", a instituição está a preparar um projecto para a construção de uma segunda residência em Beja.

"A autarquia de Beja já demonstrou disponibilidade para ceder um terreno para a construção da residência", disse José Hilário, referindo que, "agora, é preciso encontrar um programa para encaixar a candidatura para financiamento" do projecto.

Além da inauguração da residência, as comemorações dos 30 anos da Cercibeja, que se assinalam hoje, incluem também um concerto de Pedro Abrunhosa, às 21:30, no Teatro Municipal Pax Julia.

As comemorações dos 30 anos da Cercibeja, que vão prolongar-se durante este ano, incluem outras iniciativas, como o lançamento do livro "Historias às Avessas", com contos infantis vistos pelos utentes da Cercibeja, e um seminário sobre deficiência.

O lar residencial é a quarta valência da Cercibeja, a Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Beja, com 156 utentes e 49 funcionários espalhados por um centro de actividades ocupacionais, uma unidade educativa e outra de formação profissional.

O centro de actividades ocupacionais acolhe 55 utentes com deficiência mental moderada ou profunda, baixa capacidade de trabalho e altos níveis de dependência.

A unidade educativa presta assistência a 23 crianças e jovens, entre os seis e os 18 anos, com problemas de integração no ensino regular, devido a dificuldades de aprendizagem ou por serem portadoras de deficiências motoras, sensoriais ou psicológicas.

A unidade de formação profissional, com 73 utentes, pretende formar e integrar no mercado normal de trabalho jovens e adultos portadores de deficiência mental, sensorial ou motora, mas com potencialidades para o exercício de uma profissão.

PUB