Primeiro albergue de apoio a peregrinos nasce em Valença
O albergue de apoio aos peregrinos de Santiago, que está a "nascer" em Valença e que será a primeira estrutura do género em Portugal, abrirá a 18 de Fevereiro, informou hoje fonte autárquica.
Segundo a fonte da Câmara de Valença, a estrutura vai chamar- se Albergue de S. Teotónio, que é o patrono da cidade e cujo dia se comemora precisamente a 18 de Fevereiro, feriado municipal.
O albergue ficará instalado na antiga Casa dos Magistrados da comarca, que a Câmara de Valença comprou por 235 mil euros e está a sofrer obras de remodelação no interior, para se adaptar às suas novas funções.
"Por Valença, passam sempre muitos peregrinos a caminho de Santiago de Compostela, e há muito que se fazia sentir a falta de uma estrutura do género, uma lacuna que agora será finalmente colmatada", referiu a fonte.
A casa, que pertencia ao Ministério da Justiça, estava há vários anos desaproveitada, ou seja, não cumpria a função para que tinha sido construída, a de residência dos magistrados destacados em Valença.
"Trata-se de uma excelente oportunidade de recuperar um imóvel devoluto e de o colocar ao serviço da comunidade, nomeadamente dos peregrinos que fazem o percurso do caminho português para Santiago", disse ainda a fonte.
Além de albergue de peregrinos, o imóvel, datado dos anos 60, poderá ainda dar apoio a diversas actividade desportivas e culturais.
Valença é um marco no traçado do Caminho Português para Santiago.
Proveniente do Porto e passando por Barcelos, Ponte de Lima e Paredes de Coura, o traçado atravessa Valença até ao rio Minho, onde a velha ponte Eiffel faz a ligação a Tui, a caminho de Santiago.