Primeiro avião russo Beriev BE 200ES para combate a fogos aterra terça-feira

O primeiro de dois aviões anfíbios russos Beriev, que Portugal alugou para combater incêndios este ano, aterra terça-feira à tarde na Base Aérea de Monte Real, disse à Lusa fonte do Ministério da Administração Interna (MAI).

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O Governo tinha anunciado em Maio que estes dois aparelhos estariam disponíveis a 01 de Julho, início da fase "Charlie", a de maior risco de incêndios florestais.

O segundo avião Beriev BE 200 ES está previsto chegar até dia 12 de Julho, de acordo com outra fonte do MAI.

O aluguer dos dois aviões custaram ao Estado português 2,5 milhões de euros, verba à qual acrescem 9.300 euros por cada hora de voo.

Com a chegada dos dois aviões russos fica completo o dispositivo operacional de 52 meios aéreos para o combate e vigilância a incêndios florestais.

Um dos aviões irá operar em Portugal até 10 de Setembro e o outro até 30 de Setembro, conforme o contrato estabelecido entre a Empresa de Meios Aéreos SA (EMA) e a empresa russa Beriev Aircraft Company.

Com o primeiro avião vem uma equipa para a manutenção e operação das duas aeronaves composta por cerca de 20 pessoas, entre mecânicos, pilotos e técnicos de operações russos.

Estes homens irão manter a operacionalidade dos aviões até final de Setembro.

Os dois aviões ficarão na Base Aérea 5, em Monte-Real, distrito de Leiria, utilizando as infra-estruturas da Força Aérea Portuguesa.

As tripulações das aeronaves também ficarão na mesma base.

Nos três dias após a sua chegada o avião russo efectuará voos de adaptação ao território nacional, utilizará as barragens para enchimento de água e fará voos de reconhecimento.

Também as tripulações terão de se habituar às condições do território português.

O Beriev BE 200ES que chega terça-feira estava previsto chegar hoje às 21:00, após escala para reabastecimento na Suíça.

No entanto, o avião ficou "retido naquele país por falta de autorização diplomática", uma situação "resolvida" passadas poucas horas, disse uma fonte das autiridades suíças.

A juntar aos dois Beriev BE 200ES, o Estado português contratou dois Canadair CL 215 em 2006, estacionados em Seia. Um deles esteve recentemente a operar na Grécia, a pedido do Governo Grego.

O Beriev BE-200 ES tem capacidade para 12.000 litros de água, autonomia para três horas de voo e velocidade de 700 quilómetros por hora.

PUB