Primeiro dia de consulta aberta com mesma afluência das urgências, noite sem ocorrências - Administração Regional de Saúde do Centro
Fundão, Castelo Branco, 3 Jan (LUSA) - A consulta aberta do Hospital do Fundão, que substitui desde quarta-feira as urgências entre as 8:00 e as 0:00, atendeu, no primeiro dia, 87 casos, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro.
Cinco daqueles casos foram transferidos para o serviço de urgência médico-cirúrgica da Covilhã, acrescenta a Administração Regional de Saúde do Centro em nota à comunicação social.
Na última noite, as urgências fecharam portas pela primeira vez entre as 0:00 e as 8:00 e "não ocorreram casos urgentes e emergentes" que tivessem de ser socorridos pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que reforçou o Fundão com uma ambulância desde 22 de Dezembro.
A Administração Regional de Saúde do Centro conclui que "a afluência foi idêntica" à que existia durante o período de funcionamento do serviço de urgência.
O organismo garante que está a monitorizar "o funcionamento das consultas abertas que vieram substituir os serviços de urgência", tanto no Fundão como em Cantanhede, Ovar, Espinho e Anadia.
"A divulgação destes primeiros dados referentes à consulta aberta no Hospital do Fundão reside na necessidade de informar com rigor a população do Concelho", conclui.
As mudanças nos serviços de saúde vão ser analisadas sexta-feira de manhã numa reunião na Câmara do Fundão, em que o presidente da autarquia, Manuel Frexes, recebe o director do Centro de Saúde, Neves Costa, e o presidente do Centro Hospitalar da Cova da Beira, João Casteleiro.
Para as 12:30, está marcado um encontro com os jornalistas.