Primeiro Festival das Reservas da Biosfera arranca em abril

por Nuno Patrício - RTP
Fotos: Reservas da Bioesfera/DR

Pela primeira vez, as reservas da biosfera portuguesas vão ser palco de um festival conjunto com exposições, oficinas artísticas, showcookings, trilhos e visitas guiadas, debates e música.

O Festival das Reservas da Biosfera de Portugal decorre entre 21 de abril e 7 de maio, com a abertura a decorrer em Santana (Madeira) e na Graciosa (Açores). Já o encerramento está marcado para as Berlengas, ao largo de Peniche.

As restantes reservas aderentes participam através da realização de “eventos espelho” promovidos localmente, envolvendo instituições e população residente nesses territórios.

Santana Dos_ceus_a_terra-Achada_da_Cruz-AGRICULTURA_Carlos Rodrigues_edited.jpg
Reserva de Santana - Foto Reservas da Biosfera/DR

Para o primeiro dia do festival, na Reserva da Biosfera de Santana, está prevista a abertura da Feira Agrícola e uma sessão de cinema “Cartas de Fora”, de Luís Miguel Jardim.

Graciosa.jpg
Reserva da Graciosa - Foto reservas da Biosfera/DR

na ilha da Graciosa haverá a inauguração de várias exposições, música, ateliês, palestras, gastronomia e divulgação da Marca Biosfera Açores, no Picadeiro António Maria da Cunha. Também na Reserva da Biosfera das Berlengas está prevista a inauguração da exposição “BerlengAzul – A Riqueza abaixo da linha de Água”.

As iniciativas continuam no segundo dia com showcookings sobre a famosa queijada da Graciosa e o caldo de peixe, na Reserva da Biosfera da Ilha Graciosa, e as comemorações do Dia Mundial da Terra, na Ilha do Porto Santo.

Na reserva de Santana, o dia é pontuado por uma Feira do Pão e Artesanato.

RBBerlengas_Cultural_Forte_São_João_Baptista_edited.jpg
Reserva das Berlengas - Foto Reservadas da Biosfera/DR

Na agenda do Festival das Reservas da Biosfera de Portugal, que se prolonga até ao dia 7 de maio, estão ainda previstas atividades como a visita orientada à Ilha da Berlengas: Das Pardelas aos Piratas e Residências Artísticas, na reserva das Berlengas, limpeza subaquática, na reserva da Ilha da Graciosa, percursos pedestres e exposições de projetos desenvolvidos pelas próprias reservas.

O evento pretende valorizar o território, o desenvolvimento económico e sustentável da rede de Reservas da Biosfera em Portugal. Além disso, tem como objetivo acrescentar valor e conhecimento científico aos territórios portugueses classificados pela UNESCO, através da partilha de conhecimento e boas práticas entre cidadãos e residentes, entidades públicas e privadas.

O festival é promovido pela Quaternaire, em colaboração com as reservas da biosfera de Portugal, e decorre no âmbito do Projeto “Reservas da Biosfera: territórios sustentáveis, comunidades resilientes”.

As entradas são gratuitas, mas a maioria das atividades estão sujeitas a inscrição prévia e com vagas limitadas.
O que visa o festival
A organização do Festival Reservas da Biosfera Portugal quer, através das atividades a realizar neste evento, reforçar o conhecimento público das 12 reservas da biosfera portuguesas e estimular a relação fundamental com as suas comunidades.

Dar a conhecer para melhor preservar é o intuito deste espaço dinamizador de cooperação entre as reservas e os seus agentes, para gerar oportunidades de cooperação internacional com outras Reservas da Biosfera e com o Programa Man & Biosphere UNESCO.

As 12 biosferas portuguesas
Portugal tem 12 biosferas das 727 existentes em todo o mundo, existentes em 131 países (dezembro de 2021), incluindo 22 reservas da biosfera transfronteiriças.

As reservas da biosfera são lugares reconhecidos pela UNESCO no âmbito do Programa “O Homem e a Biosfera” (Programa MAB). Territórios comprometidos com a sustentabilidade, valorizam a conservação das paisagens e dos ecossistemas para o desenvolvimento social, económico, cultural e ecológico e atuam como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização.

As reservas da biosfera estão sob jurisdição nacional, mas colaboram entre si na partilha de ideias, experiências, projetos e ações, a nível regional, nacional e internacional, no contexto da rede constituída pelas 727 Reservas da Biosfera existentes em todo o mundo.


Biosferas portuguesas:

Tópicos
pub