Primeiro hotel em Portugal 100 por cento livre de fumo com elevada taxa de ocupação
Portalegre, 02 Jan (Lusa) - "Hotel Candelária, 100 por cento livre de fumo, boa tarde". É com esta frase que são atendidos, via telefone, os clientes do primeiro hotel em Portugal livre de tabaco, em Cabeço de Vide (Fronteira).
Trata-se do primeiro hotel construído em Portugal com o objectivo de ser cem por cento livre de tabaco, cujas portas abriram em Abril de 2007 e está a registar uma "excelente taxa de ocupação", segundo os seus promotores.
"Foi uma aposta arrojada, com resultados muito positivos até ao momento", garantiu hoje à agência Lusa Fátima Lima, gerente da empresa.
Dois dias depois de ter entrado em vigor a nova lei do tabaco, que estabelece a proibição de fumar na maioria dos espaços de utilização colectiva, a empresária diz acreditar que a legislação não vai ser difícil de vingar em Portugal e dá como exemplo o seu projecto no Alentejo.
"Os fumadores aceitam com facilidade a política do hotel e quando lhes apetece fumar deslocam-se até ao exterior do espaço ou vão para junto da piscina", relatou a responsável da unidade hoteleira, que custou cinco milhões de euros.
Fátima Lima assegurou que o hotel "é cada vez mais procurado", por apresentar como principal característica o facto de ser proibido fumar no interior das suas instalações.
"Por isso, acredito que a nova lei não vai ser difícil de implementar", sublinhou.
De acordo com a empresária, vários clientes fumadores já admitiram que durante a sua estadia na unidade hoteleira fumaram menos cigarros em relação ao que habitualmente consumiam.
"As pessoas, cada vez mais, procuram espaços que estejam livres de poluição e querem qualidade de vida. Por isso, penso que esta situação vai ser benéfica para o sector hoteleiro", observou.
O Hotel Candelária, cujo investimento ascendeu a cinco milhões de euros de capitais próprios, possui actualmente uma taxa de ocupação entre os 50 a 60 por cento.
"Temos vindo a crescer, graças à política anti tabaco", reconheceu.
O espaço hoteleiro, que ostenta quatro estrelas e pertence a uma empresa do Grupo Xavier de Lima, tem 50 quartos e duas suites, restaurante, piscina, um amplo espaço de lazer e parque de estacionamento.
A unidade hoteleira integra ainda um salão de eventos com capacidade para 300 pessoas, mas quando adaptado a auditório permite albergar 700 pessoas.