Primeiro SPA ao ar livre em Portugal instalado no alto da serra de Bornes
Alfândega da Fé, Bragança, 14 Nov (Lusa) - O primeiro SPA ao ar livre em Portugal começa a funcionar este fim-de-semana, no alto da Serra de Bornes, no município transmontano de Alfândega da Fé, integrado num complexo turístico municipal, anunciou hoje a autarquia.
O novo equipamento, orçado em 1,2 milhões de euros, está instalado na Estalagem Senhora das Neves, um empreendimento gerido pela empresa municipal Alfandegatur.
Para o presidente da Câmara de Alfândega da Fé, João Carlos Figueiredo, este equipamento "é o complemento que faltava para dinamizar a estalagem" demandada há sete anos sobretudo por turistas nacionais de Lisboa e do Porto, que procuram uns dias de descanso na Natureza.
A principal novidade do novo SPA é que os clientes vão poder desfrutar dos tratamentos, que incluem jacuzzi e vichy, a mais de mil metros de altitude, com vista para o Vale da Vilariça, no alto da serra de Bornes.
Nos meses mais frios do ano, esta zona está frequentemente coberta de neve e regista temperaturas negativas.
O autarca acredita que este "contraste entre a temperatura ambiente e o SPA quente" é o que "individualiza e diferencia este equipamento dos restantes do país".
"Será o principal motivo de curiosidade", à semelhança do que já acontece na Finlândia e Dinamarca com unidades idênticas.
O SPA Alfândega oferece também uma linha de tratamentos que privilegiam os produtos da terra, nomeadamente a típica cereja - imagem de marca do concelho - conhecida pelas suas propriedades antioxidantes.
A partir desta nova oferta, o município de Alfândega da Fé preparou também pacotes turísticos com roteiros pelos principais pontos do concelho, em que se incluem passeios de barco no rio Sabor e de bicicleta ou de moto quatro pelas encostas da serra de Bornes.
A inauguração do SPA, marcada para sábado, é aproveitada também para a mudança de nome da estalagem Senhora das Neves, que passa a denominar-se "Hotel SPA Alfândega".