Primeiros casos da variante Delta em Portugal associados a viagens à Índia e ao Nepal

por RTP
Reuters

A introdução da variante Delta em Portugal deverá estar relacionada com viagens ao Nepal e à Índia de cidadãos que residem em Lisboa. Em entrevista à Antena 1, João Paulo Gomes, microbiologista do Instituto Ricardo Jorge, adianta que terão sido esses primeiros casos a gerar inúmeras cadeias de transmissão. A variante Delta já é dominante em todo o país e representa mesmo a totalidade de casos nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e Algarve.

“Pensamos, de acordo com os dados epidemiológicos que temos até à data, que o arranque tenha estado associado a um elevado número de introduções na região de Lisboa, particularmente na zona de Lisboa”, sublinha o microbiologista do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

João Paulo Gomes considera ainda que a introdução da variante Delta em Portugal tem “pouca associação ao Reino Unido”.

“Temos muitos casos, a maior parte dos primeiros casos registados estavam associados a viagens à índia e ao Nepal, e sabemos que temos no centro de Lisboa uma comunidade indiana muitíssimo relevante”, acrescenta o microbiologista.

Essas viagens terão estado na origem de “inúmeras cadeias de transmissão”.

O último relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre a diversidade genética do SARS-CoV2 em Portugal, revelado na terça-feira, mostra o domínio absoluto da variante Delta no território português, com uma prevalência de 86,6 por cento.

Nas regiões do Algarve e de Lisboa e Vale do Tejo, esta variante já representa a totalidade (100 por cento) dos casos de infeção.
Tópicos
pub