Processo Casa Pia. Portugal condenado a indemnizar Paulo Pedroso

| País

Imagem de arquivo
|

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem deu razão a Paulo Pedroso no processo Casa Pia. Condenou o Estado português a pagar 68555 euros de indemnização.

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar 68555 euros a Paulo Pedroso.

De acordo com a decisão hoje divulgada, o Tribunal Europeu deu razão a Paulo Pedroso, que exigia
uma indemnização por ter sido detido preventivamente em 2003 sem indícios suficientes.

A sentença do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem dá ao Estado três meses para indemnizar o socialista, que foi detido em 2003 quando era deputado e porta-voz do Partido Socialista. Um momento que foi na altura captado em direto pelos canais de televisão.

Paulo Pedroso permaneceu em prisão preventiva entre maio e outubro de 2003, no âmbito do inquérito então em curso no Ministério Público.

Paulo Pedroso acabou por não ir a julgamento no caso de abusos sexuais da Casa Pia.

Tópicos:

Casa Pia, Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, Paulo Pedroso,

A informação mais vista

+ Em Foco

Um terramoto de magnitude 7,5 e um tsunami varreram a ilha de Celebes, causando a morte de pelo menos duas mil pessoas. A dimensão da catástrofe é detalhada nesta infografia.

    O desaparecimento do jornalista saudita fragiliza a relação dos EUA com uma ditadura que lhe tem sido útil a combater o Irão e a manter os preços do petróleo.

      Na Venezuela, os sequestros estão a aumentar. Em Caracas, só este ano foram raptadas 107 pessoas.

        Faltam seis meses para a saída do Reino Unido da União Europeia. Dia 29 de março de 2019 é a data para o divórcio. A RTP agrega aqui uma série de reportagens sobre o que o Brexit pode significar.