Procissão a pedir chuva junta centenas de pessoas em Évora

por Agência LUSA

Várias centenas de pessoas participaram hoje à noite numa via sacra pelas principais artérias de Évora para pedir chuva, devido ao agravamento da situação de seca extrema, que já atinge 60 por cento do território continental.

A "procissão com Cristo", presidida pelo Bispo Auxiliar de Évora, D. Amândio José Tomás, saiu da Igreja do Calvário em direcção à Igreja de S., Francisco, onde se localiza a conhecida Capela dos Ossos, com passagem pelo Largo Luís de Camões e Praça do Giraldo, no centro da cidade.

A Diocese de Évora justificou a via sacra de oração pela chuva com os muitos pedidos de fiéis, na sequência das preocupações tanto ao nível do abastecimento público, como da agricultura e pecuária.

De acordo com o mais recente Relatório Quinzenal de Acompanhamento da Seca, elaborado pelo Instituto da Água (INAG), cerca de 60 por cento do território de Portugal Continental está em situação de seca extrema, devido ao agravamento da situação nos últimos quinze dias.

O documento indica que todo o litoral português excepto nas zonas litorais do Baixo Alentejo e do Barlavento Algarvio estão numa situação de seca extrema.

Também o Sotavento Algarvio, mais de metade do Baixo Alentejo, o Alto Alentejo e cerca de metade da zona das Beiras estão na mesma situação.

O resto do país, excepto uma zona do Nordeste com seca moderada, está em situação de seca severa.


pub