Procissão da Senhora da Pena mantém-se mas só com andores mais pequenos

Vila Real, 13 set (Lusa) -- A Comissão de Festas da Senhora da Pena, Vila Real, decidiu manter a procissão mas apenas com os andores mais pequenos, o que acontece depois da queda de uma destas estruturas ter provocado uma vítima mortal.

Lusa /

Ao final da manhã, um dos andores da Senhora da Pena, romaria que decorre na freguesia de Mouçós, concelho de Vila Real, tombou devido ao vento e atingiu mortalmente um homem de 61 anos, de Viseu.

O vereador do pelouro da Proteção Civil, Carlos Silva, disse à agência Lusa que, depois de reunir, a Comissão de Festas decidiu manter a procissão, agendada para as 17:30, mas apenas com os andores de menor dimensão.

A procissão tem um percurso de um quilómetro à volta da capela e costuma ser composta de 12 andores, o maior da Senhora da Pena e mais 11 correspondentes às aldeias da Freguesia de Mouçós que organizam esta festa.

A Senhora da Pena é a maior romaria da região e é conhecida por ter um dos maiores andores do país, que no passado atingiu os 23 metros, pesava cerca de duas toneladas e precisou de, pelo menos, 80 homens para o transportar.

O comandante dos bombeiros da Cruz Verde, Miguel Fonseca, disse que a vítima estaria a ver os andores quando foi atingida.

Miguel Fonseca referiu que a esposa do homem ficou em choque e foi transportada para a unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O comandante disse ainda que mais duas pessoas, uma das quais chegou a ser atingida pelo andor, ficaram com ferimentos ligeiros.

Após o acidente, a festa prosseguiu junto à capela. Houve atuação de uma banda filarmónica e fogo-de-artifício.

Durante a manhã estariam a decorrer os últimos preparativos para a procissão. Testemunhas no local afirmaram aos jornalistas que o andor que caiu não estaria preso. Este acidente está a ser investigado pela GNR.

A organização da festa é feita de forma rotativa por onze das vinte aldeias da freguesia de Mouçós, nomeadamente Lagares, Sanguinhedo, Abobeleira, Jorjais, Varge, Pena de Amigo, Alvites, Sequeiros, Magarelos, Cigarrosa e Lage, a organizadora do evento deste ano.

Tópicos
PUB