Professores ameaçam deixar de ir à escola

Centenas de docentes que asseguram Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1º ciclo vão deixar de comparecer nas escolas a partir desta segunda-feira.

Nuno Rodrigues /

Foto: Rita Roque/Antena1

Em causa estão os atrasos nos pagamentos do Ministério da Educação às empresas que contratam estes professores.

Helena Machado, professora de dança em várias escolas de Santarém, refere à Antena 1 que há professores que não recebem há vários meses e que estão a pagar para trabalhar. Algumas escolas já avisaram os pais que as crianças vão deixar de ter este acompanhamento.

“Nalguns agrupamentos em que eu trabalho, a informação que deram aos pais é que não garantiam as AEC a partir de segunda-feira, mas também temos informações de outras escolas em que não foi dada qualquer outra informação aos pais”, revela. Esta situação pode deixar as crianças sem apoio a partir das 16 horas.

Os professores que asseguram as AEC são contratados pelas escolas através de empresas que asseguram este tipo de serviço. Mário Nobre, diretor de uma destas empresas, afirma à Antena 1 que as dívidas já se arrastam desde o início do ano letivo.

Contactado pela Antena 1, o Ministério da Educação adianta que, tal como no ensino artístico e profissional, estes pagamentos estão dependentes da autorização do Tribunal de Contas. A tutela promete mudanças para que as dívidas não se repitam no futuro.
PUB