País
COVID-19
Professores e funcionários recebem dose de reforço da vacina contra a covid-19 esta semana
Os docentes e funcionários das escolas vão ser vacinados durante nos dias 6, 7, 8 e 9 de janeiro, durante o período da tarde. O anúncio foi feito ontem pelo secretário de Estado Lacerda Sales que explicou que o processo vai decorrer em regime de casa aberta.
As aulas presenciais são retomadas segunda-feira. Na quinta-feira, o Governo reúne-se em Conselho de Ministros para analisar a situação epidemiológica e tomar novas medidas de controlo da pandemia, se necessário.
Os utentes elegíveis da Comunidade Escolar que queiram vacinar-se com a dose de reforço, terão de efetuar previamente o pedido de senha digital no Portal COVID-19.
Os utentes devem solicitar uma senha no dia em que pretenderem ser vacinados. Neste portal, deverá ser preenchido um formulário, sendo posteriormente enviada para o telemóvel uma senha digital com o respetivo número e hora prevista.
No centro de vacinação, os utentes devem apresentar um documento comprovativo da profissão que exercem, refere um comunicado dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
A Federação Nacional de Educação ficou satisfeita com o anúncio da vacinação dos professores.No centro de vacinação, os utentes devem apresentar um documento comprovativo da profissão que exercem, refere um comunicado dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
João Dias da Silva diz que era imprescindível avançar com essa medida, antes do arranque do ano letivo.
A Fenprof considera a decisão positiva e lamenta que não tenha sido tomada antes.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde garante que os alunos vão voltar à escola na próxima segunda-feira, mesmo com esta subida progressiva de casos.
Os responsáveis pelas escolas dizem que a palavra final sobre a abertura na segunda-feira cabe ao primeiro-ministro.
O Governo já marcou para esta quarta-feira uma nova reunião com especialistas, no Infarmed. Na quinta-feira haverá Conselho de Ministros, que irá analisar se serão necessárias tomar novas medidas.