Proibição da circulação de veículos sem catalisador na cidade adiada para março
Lisboa, 29 dez (Lusa) - A proibição da circulação de veículos sem catalisador em toda a cidade de Lisboa devia entrar em vigor a 01 de janeiro, mas a câmara foi forçada a adiar essa restrição para março, disse hoje o vereador da Mobilidade.
Desde 04 de julho que os veículos anteriores a 1993 - sem catalisador - estão proibidos de circular na Avenida da Liberdade e na Baixa de Lisboa para diminuir a poluição do ar naquela zona.
A medida deveria ser alargada, a 01 de janeiro, a toda a cidade, exceto nas vias que funcionam como atravessamentos e ligações a concelhos vizinhos, como a 2.ª Circular, o Eixo Norte-Sul e parte das avenidas Infante D. Henrique, Chelas, Brasília e Índia.
Em declarações à Lusa, o vereador da Mobilidade, Fernando Nunes da Silva, disse que "a câmara não teve capacidade, no orçamento, para instalar o sistema de leitura de matrículas e fazer o controlo" dos veículos.
"Uma zona tão grande não pode ser apenas controlada pela polícia na rua", argumentou.
Por outro lado, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) "tem tomado uma posição de não envolvimento no processo".
Segundo Nunes da Silva, compete ao IMTT certificar os catalisadores e os filtros de partículas que os veículos anteriores a 1993 têm de colocar para poderem circular naquelas zonas.
No entanto, "o presidente do IMTT diz que não tem condições para fazer isso. É um problema para ser resolvido", disse o vereador.