Projecto do acesso rodoviário ao porto de mar em concurso público
O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos abriu hoje o concurso público para a elaboração do projecto do acesso rodoviário ao porto de mar de Viana do Castelo, prevendo-se que a obra possa arrancar ainda este ano.
Segundo o concurso, hoje publicado em Diário da República, as propostas devem ser entregues até 08 de Março, tendo depois a empresa vencedora 120 dias para concluir o projecto, contados a partir da data de consignação.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, já anunciou que o acesso terá cerca de 18 quilómetros e aproveitará a antiga Estrada Nacional 13-3, contornando o Monte do Galeão, em Darque, e desembocando no nó de S. Romão do Neiva, da A-28.
Posta de parte ficou, assim, a hipótese, que chegou a merecer aval do Governo anterior, de construir os acessos ao porto de mar através de um túnel no Monte do Galeão com cerca de dois quilómetros de extensão.
A opção escolhida para o acesso rodoviário ao porto de mar vem reforçar a pretensão de sete freguesias da margem sul do concelho de Viana do Castelo, que defendem o prolongamento da futura via até Barroselas.
As freguesias de Barroselas, Vila de Punhe, Alvarães, Chafé, Castelo de Neiva, Vila Nova de Anha e Darque querem essa variante - que já está prevista no novo Plano Director Municipal - para retirar o trânsito do centro das localidades.
Por isso, já apresentaram esta reivindicação à secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, em meados de 2005.
"As estradas são estreitas e, à falta de uma variante, todos os veículos são inevitavelmente conduzidos para o centro das freguesias, numa situação que, com o aumento exponencial do parque automóvel registado nos últimos anos, se tornou verdadeiramente insustentável", refere o documento entregue à secretaria de Estado a que a Lusa teve acesso.
Segundo os autarcas, o problema mais complicado tem a ver com "as centenas e centenas de camiões" que servem as zonas industriais de Fragoso, Barroselas e Neiva e as empresas do couto mineiro de Alvarães que diariamente atravessam as localidades, provocando "um autêntico caos rodoviário".
Por isso, os representantes daquelas freguesias reivindicam a urgente construção de uma variante, desde Barroselas até à rotunda da A-28, na Zona Industrial de Neiva, que iria entroncar na futura via de acesso ao porto de mar de Viana do Castelo, pela antiga estrada nacional 13-3.
"Com esta variante, o problema rodoviário nas sete freguesias ficaria definitivamente resolvido, sendo que a nova via teria ainda a vantagem adicional de permitir uma melhor acessibilidade às várias praias `azuis` e `douradas` do concelho", referem.
Para os signatários, a resolução deste problema significaria um passo de gigante na melhoria da qualidade de vida das mais de 40 mil pessoas que ali residem.
"Actualmente, são literalmente massacradas com trânsito intenso e pesado mesmo fora da porta", frisam ainda.
Uma situação que, acrescentam, "já tem sido responsável pela perda de muitas vidas, em acidentes tão estúpidos quanto, nas actuais condições de circulação, praticamente inevitáveis".
Uma das situações mais complicadas regista-se na vila de Alvarães, que, segundo Fernando Martins - presidente da junta local - é servida por uma estrada estreita onde um camião não se consegue cruzar com outro, e que tem ainda a agravante de não dispor de passeios, o que põe os peões constantemente em perigo.
Por isso, o autarca considera que se deve aproveitar a "embalagem", quer do acesso ao porto de mar quer da anunciada passagem desnivelada na zona do apeadeiro, para construir a referida variante.
"A passagem desnivelada vai implicar um desvio da estrada de Alvarães mas, se o projecto se ficar por aí, terá sido dado apenas um pequeno passo na resolução dos problemas rodoviários da vila", afirma o autarca.
Fernando Martins sustenta que "o passo de gigante, decisivo, terá que ser a tal variante até à Zona Industrial".