Proposta do PSD para criar estaleiro no Faial é "insulto" aos construtores navais do Pico
O PS/Açores considerou hoje que a proposta da líder regional social-democrata, Berta Cabral, para a construção de um estaleiro no Faial é um "insulto" aos construtores navais da vizinha ilha do Pico.
"Esta posição da presidente do PSD/Açores constitui um insulto à história e à memória dos grandes construtores navais do Pico, que souberam com o seu génio inventivo afirmar a construção naval como uma das imagens de marca da ilha", afirmou Hernâni Jorge, dirigente e deputado regional socialista.
Hernâni Jorge, que falava em conferência de imprensa, recordou que a tradição de construção naval reside na ilha do Pico, frisando que a proposta apresentada por Berta Cabral é uma forma de "gastar dinheiro sem critério nem necessidade", defendendo, em alternativa, que seja reativada a indústria de reparação naval do Pico, aproveitando os estaleiros navais existentes na ilha.
A posição dos socialistas açorianos surge depois de Berta Cabral, durante uma visita que realizou na quarta-feira a uma empresas de reparação naval no Faial, ter defendido a criação de um espaço de parqueamento no Porto da Horta destinado à reparação de embarcações de recreio.
Para a líder do PSD/Açores, o investimento poderia gerar emprego e seria uma forma de "exportar serviços especializados" através da assistência aos barcos de recreio que fazem escala na Marina da Horta, a mais movimentada dos Açores.