Proprietário do lar de Azeitão nega acusações de maus-tratos a idosos

O proprietário do lar de idosos de Vila Nogueira de Azeitão que a Segurança Social mandou fechar há seis meses, e que continua de portas abertas, nega todas as acusações. Carlos Prado garante à Antena1 que não há idosos vítimas de maus-tratos.

Frederico Moreno /

Imagem: TVI

O caso foi denunciado pela TVI. A reportagem transmitida na segunda-feira à noite mostra idosos a queixarem-se de fome, de frio, de maus-tratos, de falta de higiene e de medicamentos trocados. As denúncias são confirmadas por antigas funcionárias do lar.

Confrontado esta manhã pela Antena1 com esta situação, o proprietário do lar de idosos desmente tudo e garante que vai processar a estação de televisão por ter filmado o interior da casa sem autorização. Carlos Prado admite que recebeu ordem da Segurança Social para encerrar o lar e explica que está a resolver a situação com as famílias dos sete idosos que ainda se encontram no local.

Fonte do Instituto da Segurança Social afirmou esta manhã à Antena1 que o lar recebeu ordem de encerramento administrativo no início de outubro por não ter condições de funcionamento. O lar tinha 30 dias para fechar as portas, por isso neste momento já está a incorrer em crime de desobediência. Pode seguir-se uma denúncia para o Ministério Público para forçar o encerramento.

(com Sandra Henriques)
PUB