Protecção Civil aconselha turistas a tomar precauções na Serra da Estrela

A Protecção Civil da Guarda aconselhou os turistas que se desloquem à Serra da Estrela, que se cobriu hoje de neve, a tomar as devidas precauções, levando vestuário e calçado adequados, agasalhos, bem como água e alimentos.

Agência LUSA /

Um extenso manto branco de neve cobre hoje toda a Serra da Estrela, depois da intensa queda de neve durante a noite e madrugada, numa altura em que a lotação hoteleira daquela região está praticamente esgotada devido à época de Carnaval.

O presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão, disse à Agência Lusa que esta "é uma mais valia para toda a zona".

Satisfeito com o nevão "que não estava previsto", Jorge Patrão afirmou que "além de vir contribuir para minorar a seca que fazia sentir-se e de enriquecer as nascentes, constitui mais um atractivo turístico de grande valia para o turismo da Serra da Estrela".

A altura média da neve atinge na Guarda os 20 centímetros, havendo locais mais abrigados onde a acumulação de neve é superior.

O director do Instituto de Estradas de Portugal (IEP) na Guarda, António Martins, disse à Agência Lusa que todas as estradas da região estão abertas ao trânsito, quer nos acessos à Guarda, quer na Serra da Estrela ou nas áreas de Seia/Torre, Gouveia/Mondeguinho/Manteigas, Manteigas/Nave de Santo António/Torre.

No entanto, Granja de Sousa, da Protecção Civil Municipal da Guarda, observou que as previsões de ocorrência de queda de neve e formação de gelo na região da Guarda e Serra da Estrela continuam nas próximas horas.

Por isso, o responsável recomenda as "necessárias precauções", quer na condução, quer em caso de bloqueamento de estradas, aconselhando sobretudo os turistas a fazerem-se acompanhar de vestuário e calçado adequados, agasalhos, alguns géneros alimentares e água.

O Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda informou por seu turno que, apesar do nevão que "pintou" de branco grande parte do distrito da Guarda, não se registaram acidentes graves, apenas alguns despistes e pequenas colisões de que resultaram danos materiais.

PUB