Protecção civil alerta para derrame de nafta no rio Tâmega, em Covelas

O serviço de protecção civil de Amarante detectou hoje um derrame de nafta no rio Tâmega, no lugar de Covelas, em Fregim, que poderá afectar as captações de água do Marco de Canavezes, a 10 quilómetros do local.

Agência LUSA /

Em declarações à agência Lusa, fonte da protecção civil referiu que o alerta foi dado à GNR, que está no terreno com uma equipa do Serviço de Protecção da Natureza, tendo sido de imediato accionado o plano de emergência da empresa Covelas Energia, onde tem origem o derrame.

De acordo com a fonte, trata-se de uma empresa de co-geração responsável pelo aquecimento das piscinas municipais de Amarante e pensa-se que o derrame possa ter tido origem num depósito de resíduos localizado a 100 metros do Rio Tâmega.

A protecção civil já comunicou o incidente à Marinha Portuguesa, à Câmara Municipal do Marco e à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que dispõe de uma equipa de monitorização ambiental.

O objectivo é, de acordo com a fonte, travar a progressão do derrame que se direcciona para as captações de água da rede de abastecimento público de Marco de Canaveses.

A Lusa tentou contactar a empresa Covelas Energia, mas tal não foi possível até ao momento.

Fonte da CCDR-N confirmou a ocorrência do incidente durante a madrugada de hoje, referindo que a empresa detectou o derrame e, alegando um "erro técnico", contactou de imediatamente a GNR e as entidades responsáveis para travarem o seu impacto.

De acordo com a comissão, a empresa utilizou "bóias e absorventes que estancaram a progressão dos resíduos", conforme previsto no plano de emergência elaborado pelo departamento de engenharia ambiental da própria empresa para situações deste género.

A CCDR-N vai durante o dia de hoje proceder à recolha de algumas amostras no local, bem como nas captações de água próximas para testar se não existe contaminação, acrescentou.

PUB