Protesto ambientalista bloqueia Rotunda do Relógio em Lisboa

por RTP
Rodrigo Antunes - Lusa

A polícia de intervenção da PSP começou cerca das 18h00 a deter algumas dezenas de ativistas do grupo Em Chamas, organizado para exigir opções de transporte de longa distância mais ecológicas, que bloquearam as vias de acesso à Rotunda do Relógio, junto ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

O protesto teve início ás 16h30 na zona das chegadas do aeroporto. Os manifestantes, cerca de uma meia centena, rumaram depois até à Praça do Aeroporto, conhecida como Rotunda do Relógio.

Ali, diversos grupos deitaram-se no chão amarrados uns aos outros, de forma a impedir a circulação automóvel na área.

"Mais ferrovias, menos aviões", "Transição justa, justiça climática" foram as palavras de ordem lançadas pelo movimento, denominado Climáximo.

"Ao mesmo tempo que a ciência e critérios de justiça social nos dizem que Portugal precisa de cortar as suas emissões de gases com efeito de estufa em 74% até 2030, o Governo mostra a sua hipocrisia ao prometer reduzir emissões aumentando-as, através da aviação", afirmou Beatriz Rodrigues, porta-voz da ação, num comunicado em que anunciava o protesto.

A PSP fez diversos apelos à desmobilização dos ativistas, que estes ignoraram, com o objetivo de manter o protesto até às 22h00, e os agentes da ordem acabaram por intervir.
Os ativistas prometeram prosseguir o protesto junto à esquadra para onde foram levados os detidos e apelaram à participação de outros jovens e defensores do meio-ambiente.

Com Lusa
pub