PS acusa autarquia de Vila Real de "atraso excessivo" na aprovação da carta educativa
O PS acusou a Câmara de Vila Real de "atrasos excessivos" no processo de aprovação da Carta Educativa, que prevê a construção de sete novas escolas e a criação de quatro territórios educativos até 2016.
Os socialistas afirmam que Vila Real é um dos 14 concelhos do distrito onde está mais atrasado o processo de aprovação da carta educativa, que deverá e ntrar na Assembleia Municipal no próximo mês.
Segundo dados do PS, os municípios de Mesão Frio, Montalegre, Chaves, B oticas e Santa Marta de Penaguião já viram as suas cartas educativas homologadas pelo ministério, enquanto Ribeira de Pena, Mondim de Basto, Alijó, Valpaços, Vi la Pouca de Aguiar e Murça, esperam homologação.
Os documentos ainda não foram aprovados pelas assembleias municipais de Vila Real, Peso da Régua e Sabrosa.
A versão preliminar da carta educativa de Vila Real prevê intervenções até 2016 na rede escolar pública no concelho, as quais passam pela reorganização dos actuais agrupamentos escolares através da criação de quatro Territórios Edu cativos e a construção de sete novas escolas.
O documento estima uma redução dos custos médios anuais de manutenção d a rede escolar de 951 mil euros para 209 mil euros e uma redução do custo médio anual por aluno de 474 euros para 123 euros.
Artur Vaz, vereador do PS na Câmara de Vila Real, criticou a criação de quatro territórios educativos por considerar que estes "são completamente díspa res a nível geográfico, de número de escolas, de graus de ensino e de número de alunos".
O território 1 agrega as freguesias de Campeã, Quinta, Vila Cova, Torgu eda, São Miguel da Pena, Lamas de Ôlo, Parada de Cunhos, Mondrões, Vila Marim e Lordelo, enquanto o território 2 junta as freguesias de Vilarinho da Samardã, Bo rbela, Adoufe e parte Norte da freguesia da Nossa Senhora da Conceição.
No território 3 ficam concentradas as freguesias de São Dinis e parte das freguesias de Nossa Senhora da Conceição e de São Pedro, agrupando o território 4 as freguesias de Abaças, Andrães, Arroios, Constantim, Ermida, Folhadela, Guiã es, Justes, Lamares, Mateus, Mouçós, Nogueira, São Tomé do Castelo, Vale de Nogu eiras e parte da freguesia de São Pedro.
O vereador contrapõe a criação de apenas três territórios educativos "r elativamente homogéneos", em termos de população escolar a servir e número de es colas e integrando escolas de todos os graus, do ensino infantil ao secundário.
A agência Lusa tentou contactar o vereador da educação da câmara de Vil a Real, Nazaré Pereira, o que não foi possível.