PS acusa novo presidente Câmara Póvoa de Lanhoso de assédio presidentes Junta
O PS da Póvoa de Lanhoso acusou hoje o novo presidente da Câmara, Manuel Baptista, de "tentar angariar para o PSD os elementos eleitos pelo PS para a Assembleia Municipal, designadamente os 24 Presidentes de Junta".
Classificando de "assédio e manipulação" e de "graves" os actos alegadamente praticados pelo autarca - que toma posse segunda- feira - os socialistas, em documento subscrito pelo Presidente da Comissão Política, Luiz Lopes de Noronha, dizem que Manuel Baptista "está a tratar os eleitos do PS como pessoas sem carácter e dignidade".
"Manifestando desrespeito para com a vontade expressa nas eleições de 9 de Outubro, que determinou uma Assembleia Municipal composta por 38 elementos PS contra apenas 21 do PSD, o candidato a todos aborda nas mais diferentes formas".
Diz que a abordagem é feita "a uns nos seus locais de trabalho; a outros, em reuniões que tenta promover na sua empresa; a todos telefonando insistentemente".
"Este comportamento está a gerar uma onda de indignação e revolta", afirma o PS, para quem se trata de "um desígnio indigno e incompatível com a ética democrática", lamentam.
O PS - que perdeu o Município para o PSD - questiona o número um dos social-democratas para a Câmara, Amândio Oliveira, perguntando- lhe "se pactua com tais actos".
"Este comportamento do responsável pelo futuro da Póvoa de Lanhoso causa ao PS grande preocupação, pelo que prenuncia de gestão anti-democrática, autoritária e manipuladora nos quatro anos que se avizinham", acentuam os socialistas.
Em declarações à agência Lusa, o dirigente local do PSD Humberto Carneiro disse que as acusações do PS são "falsas e demonstrativas de que o PS está inseguro, com medo de perder a eleição para a presidência da Assembleia Municipal".
"Vamos apresentar Amândio Oliveira para a Presidência, na qualidade de cidadão mais votado pelos eleitores, e esperamos que os outros membros da Assembleia, incluindo os autarcas das freguesias, o apoiem", salientou.
Humberto Carneiro adianta que "os socialistas ainda não se convenceram de que perderam a Câmara" e lamenta que "o PS não apresente a votação o seu número um da lista para a Assembleia Municipal, Tinoco de Faria, se calhar porque sabe que vai perder".