PS aposta em antigo presidente do IFADAP para conquistar CM Beja
Carlos Figueiredo, antigo presidente do Instituto de Financiamento e Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pescas (IFADAP), anunciou hoje que será o candidato do PS à Câmara Municipal de Beja nas autárquicas.
Em declarações à agência Lusa, Carlos Figueiredo, 55 anos, reconheceu que não possui experiência autárquica, mas assegurou que conhece as dificuldades da região e está apostado em "contribuir para o desenvolvimento" da região.
Natural de Beja, o cabeça de lista socialista é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia (ISE), da Universidade Técnica de Lisboa.
Actualmente, Carlos Figueiredo desempenha as funções de director de Serviços de Prospectiva do Departamento de Prospectiva e Planeamento do ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional.
Além disso, é docente no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), bem como representante de Portugal no Conselho de Governadores do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), a agência financeira especializada da ONU, com sede em Roma.
O candidato foi presidente do IFADAP, entre 1998 e 2002, e da Comissão de Coordenação da Região Alentejo, de 1996 a 1997, tendo também integrado a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva (EDIA), o Banco de Comércio e Indústria (BCI) e a Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica.
Em termos políticos, iniciou a sua actividade com a participação nas eleições de 1969, tendo apoiado a candidatura da oposição ao anterior regime em Beja.
Militante do PS desde 1985, integrou a Federação Regional do Baixo Alentejo em 1991, sendo presentemente militante de base.
Carlos Figueiredo é o segundo nome a ser conhecido para a "corrida" autárquica em Beja, tendo a CDU revelado já que o seu candidato vai ser o cirurgião Francisco Santos.
A apresentação pública do cabeça de lista comunista realiza-se domingo, durante um almoço que deverá contar com a presença do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.
Até ao momento, o PSD ainda não divulgou o candidato que vai apresentar em Beja, o mesmo acontecendo com o Bloco de Esquerda e com o CDS-PP.