PS defende que debate parlamentar pedido por Cavaco já está agendado
O PS defendeu que o colóquio que a Assembleia da República tem agendado sobre a localização do novo aeroporto internacional de Lisboa corresponde ao debate aprofundado que foi pedido pelo Presidente da República.
O Presidente da República, Cavaco Silva, declarou hoje que "seria altamente benéfico para o país que a Assembleia da República realizasse um debate aprofundado" sobre o futuro aeroporto, "com base em estudos realizados por organizações e instituições competentes".
Durante uma visita a uma fábrica na Covilhã, Cavaco Silva acrescentou que espera também "que seja feito um esforço para um consenso político tão amplo quanto possível" sobre este projecto.
Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da bancada socialista José Junqueiro defendeu que "o desejo do Presidente da República vem ao encontro daquilo que a Assembleia da República já tinha decidido: um debate aprofundado sobre o novo aeroporto".
José Junqueiro referia-se ao colóquio que está marcado para o dia 11 de Junho, "concertado por um grupo de trabalho que se formou na Comissão de Obras Públicas" e que "terá gente de acordo e gente que se opõe" à opção da Ota como local para o aeroporto.
Questionado pela agência Lusa, o deputado do PS manifestou-se convicto de que o Presidente da República "não estaria" informado da realização do colóquio de dia 11 quando pediu hoje "um debate parlamentar aprofundado" sobre o novo aeroporto internacional de Lisboa.
"Haverá um debate aprofundado. O colóquio terá uma intervenção inicial do ministro das Obras Públicas, um primeiro painel sobre todas as opções para o novo aeroporto, um segundo sobre o financiamento e um painel de encerramento com intervenções dos partidos", disse.