PS e BE comprometem-se a elaboração conjunta do orçamento e planos

O PS e o Bloco de Esquerda chegaram a um acordo político que prevê a elaboração conjunta dos planos e orçamentos para os próximos dois anos, anunciaram hoje os dois partidos.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /
O novo execuitivo da Câmara de Lisboa toma hoje posse RTP

O documento que estipula um "acordo sobre políticas para a cidade de Lisboa" foi elaborado a partir de uma proposta inicial do BE.

Depois de uma última reunião na terça-feira que durou mais de quatro horas, de acordo com Pedro Soares, coordenador autárquico do BE, foi possível um texto final com algumas alterações.

O executivo camarário eleito a 15 de Julho toma hoje posse ao final da tarde, sem que o acordo político esteja ainda subscrito pelo PS e BE.

De acordo com Pedro Soares, o documento foi enviado à CDU e ao Movimento Cidadãos Por Lisboa, que elegeu Helena Roseta e Manuel João Ramos, e não será subscrito antes de haver uma resposta. O texto do acordo refere explicitamente que "pode ser alargado" às forças que se afirmaram como alternativa à gestão municipal dos últimos seis anos.

O ponto II do acordo estabelece que os subscritores "elaborarão os planos e orçamentos para os anos 2008 e 2009, bem como o programa de saneamento financeiro do município que deverão garantir a execução dos conteúdos programáticos do presente acordo, tendo por base uma convergência entre os programas eleitorais apresentados pelas candidaturas".

O acordo prevê que as questões não abrangidas pelo acordo "serão apresentadas, apreciadas e votadas com inteira liberdade, devendo no entanto, ser sempre efectuada a consulta prévia e a procura de consensualização" entre as partes.

PUB