PSD considera apelos de Cavaco Silva de "particular pertinência"

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

O PSD acompanhou as "grandes preocupações" do Presidente da República em relação ao combate à corrupção e à Educação, considerando que os apelos de Cavaco Silva para "um novo olhar sobre a escola" são de "particular pertinência".

"O PSD acompanha o Presidente da República nas duas grandes preocupações que transmitiu: o combate à corrupção e a educação", disse à Lusa o deputado do PSD Luís Montenegro, num comentário ao discurso de Cavaco Silva nas cerimónias de comemoração dos 97 anos da proclamação da República.

O Presidente da República propôs hoje um "novo olhar sobre a escola", uma escola ligada à comunidade, em que os pais estejam envolvidos de forma mais activa e participante e em que a figura do professor seja prestigiada.

Numa breve nota, Cavaco Silva pediu ainda aos deputados que "aprofundem o esforço" para concretizar as iniciativas legislativas para aumentar a eficácia na luta contra a corrupção, retomando um apelo que fez há um ano.

"É preciso um combate mais efectivo à corrupção", corroborou o deputado do PSD, reclamando para os sociais-democratas o papel de "líder" na manutenção deste tema na agenda.

"Tem sido uma das prioridades do PSD", sublinhou, lembrando que do "pacote legislativo" apresentado o ano passado, "há ainda questões pendentes" na Assembleia da República.

Quanto à questão da Educação, Luís Montenegro considerou que os apelos de Cavaco Silva são de "uma particular pertinência".

"O Presidente da República sentiu e pressentiu que o Governo não tem sido particularmente eficaz neste sector", considerou, lamentando "a política de hostilidade" que tem pautado as relações entre o ministério da Educação e os professores.

Luís Montenegro justificou ainda a ausência do partido nas cerimónias do 05 de Outubro por o líder social-democrata não ter recebido qualquer convite.

"O líder do PSD, Dr. Luís Filipe Menezes, não teve conhecimento de nenhum convite, nem recebeu nenhum convite", disse o deputado social-democrata.

Contactado pela Lusa, o assessor do presidente da Câmara de Lisboa, Duarte Moral, assegurou que "foram convidados todos os grupos parlamentares".

"Enviámos os convites a todos os grupos parlamentares", sublinhou.

Nas cerimónias, que decorreram durante a manhã na Praça do Município, não esteve presente nenhum líder partidário, tendo o PCP, BE e CDS-PP sido representados pelos respectivos líderes das bancadas parlamentares, Bernardino Soares, Luís Fazenda e Diogo Feio, respectivamente.

A excepção foi o PS, que esteve representado pela deputada Maria de Belém Roseira.


pub