PSD de Viana do Castelo critica condomínio fechado no Luziamar e questiona legalidade

O PSD de Viana do Castelo criticou a construção de um condomínio fechado, com cerca de 70 fogos, no antigo complexo turístico do Luziamar, na Praia do Cabedelo, e questionou mesmo a legalidade do empreendimento.

Agência LUSA /

"Temos dúvidas acerca da legalidade dessa construção, no âmbito do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC), cuja revisão está em curso", afirmou, em conferência de imprensa, o líder da Concelhia de Viana do Castelo do PSD.

António José Amaral, que falava no final de um périplo por quatro freguesias do concelho de Viana do Castelo, lembrou que se trata de um local "muito chegado ao mar" e que a "zona dunar tem vindo a avançar", pelo que admitiu que a construção prevista possa esbarrar no POOC.

Sustentou ainda que a construção daquele condomínio fechado "descaracterizará" o complexo do Luziamar, que classificou como "um ícone" da região, enquanto zona de turismo e de lazer.

Inaugurado há cerca de 30 anos, o complexo foi durante muito tempo uma referência na noite de Viana do Castelo, sobretudo devido à sua discoteca.

Encerrou há uma década e o edifício entrou em degradação total, que exterior quer interiormente, tendo-se até tornado em refúgio de toxicodependentes.

O périplo do PSD começou por Santa Maria Maior, freguesia citadina que os sociais-democratas querem ver requalificada, nomeadamente na área do estabelecimento prisional.

"A nossa proposta é a transferência do estabelecimento prisional para um outro local do concelho e a requalificação de toda aquela área", disse António José Amaral.

Apelou ainda à divulgação e à prossecução dos projectos que a Refer tem para o antigo bairro da CP, naquela mesma zona.

"O Programa Polis deveria ter ultrapassado a linha de caminho-de-ferro, para requalificar toda aquela área", frisou.

Na mesma freguesia, o PSD denunciou ainda a "situação gravíssima" do fontanário da Abelheira, que está fechado depois de se ter detectado que a água estava contaminada por alumínio.

"O fontanário só foi fechado por exigência da Junta de Freguesia, mas o PSD quer saber há quanto tempo é que a água estava contaminada, porque esta situação pode ter causado problemas de saúde pública", referiu António José Amaral.

Na freguesia da Meadela, o PSD criticou a "má gestão de dinheiros públicos", a propósito do Estádio Municipal Manuela Machado, que foi inaugurado há poucos anos, após um investimento de mais de três milhões de euros, mas que já se apresenta "completamente degradado".

O périplo terminou em Castelo de Neiva, onde os sociais-democratas criticaram a demora na construção de um portinho seguro para os pescadores locais.

"A freguesia tem mais de 50 embarcações e são muitas as famílias que dependem da pesca. Mas com a falta de condições de segurança do portinho, muitas vezes os pescadores não podem sair ao mar", salientou António José Amaral.

O dirigente social-democrata de Viana do Castelo garantiu que o PSD "fará tudo o que estiver ao seu alcance" para ajudar a resolver aquele problema.


PUB