PSD questiona RTP sobre envolvimento no caso do "saco azul" de Felgueiras

O PSD exigiu hoje à RTP "esclarecimentos urgentes" sobre o eventual envolvimento da estação pública no caso do "saco azul" de Felgueiras, através de uma jornalista da empresa, filha da arguida e presidente da câmara, Fátima Felgueiras.

Agência LUSA /

Em requerimento entregue na Assembleia da República, o PSD recorda que a Polícia Judiciária de Braga denunciou ao Ministério Público a existência de pressões sobre testemunhas-chave no processo, que passavam pela promessa de entrevistas no canal público, em troca de desmentidos de afirmações feitas durante o inquérito judicial.

"De acordo com a Polícia Judiciária e confirmado por uma dessas testemu nhas, as pressões e a `oferta` de tempo de antena no canal de serviço público de televisão envolveram a filha da presidente eleita da Câmara Municipal de Felgueiras, Sandra Felgueiras, jornalista da RTP", continua o requerimento, dirigido a o conselho de administração da televisão pública.

Perante esta acusação da Polícia Judiciária, o PSD questiona a RTP sobre "quais as medidas tomadas internamente para averiguar, de forma cabal, a veracidade dessas acusações graves".

"É o bom nome da empresa e a imagem de rigor e isenção que devem pautar a concessionária do serviço público de televisão que necessariamente o exigem", conclui o documento.

Fátima Felgueiras está acusada de 23 crimes, seis dos quais de corrupçã o passiva para acto ilícito e quatro de abuso de poder.

A autarca, reeleita a 9 de Outubro para a presidência da Câmara de Felg ueiras como independente (depois de ter fugido para o Brasil, onde esteve durant e dois anos), tem vindo a afirmar a sua inocência, garantindo que o vai demonstr ar em julgamento.


PUB