PSP reforça medidas de segurança em todo o país

por RTP
Fotografia: Rafael Marchante - Reuters

A PSP vai reforçar as medidas de segurança em todo o país, em particular nas zonas turísticas. Uma medida preventiva, decidida há já algum tempo, e agora aplicada. Apesar disso, garantem as autoridades e o Governo, o nível de ameaça terrorista não se alterou.

Uma medida preventiva que será sentida nos próximos dias em vários locais de Portugal.

A PSP confirmou à RTP que vai reforçar a presença de elementos das autoridades em zonas turísticas, onde a concentração de pessoas é maior. Contudo, negou a existência de um alerta terrorista em Lisboa, que tem vindo a circular por mensagens de telemóvel e nas redes sociais.

A ministra da Administração Interna confirmou à RTP que o nível de ameaça terrorista em Portugal não se alterou e se mantém num grau moderado.
António Costa garante que nível de alerta terrorista se mantém
O Primeiro-ministro garante que, apesar do reforço dos efetivos de segurança e da alteração da estratégia, o nível de alerta terrorista mantém-se moderado.

"A avaliação foi feita e foi mantido o nível de alerta que temos tido em todo o país e também na cidade de Lisboa", rematou António Costa.

Constança Urbano de Sousa garante que não há qualquer indício de atentado em Portugal. “Não percebo porque é que é esse alarido todo”, referiu a responsável do Governo aos jornalistas.

A ministra da Administração Interna referiu-se ainda em relação ao reforço do policiamento nas ruas para dizer que não é de agora.

"O reforço de policiamento não é só da PSP mas também da GNR. Já começou há muito tempo, não foi hoje nem ontem e destina-se, sobretudo, a este fim de semana, onde existem muitos eventos por todo o país, com grandes aglomerados de pessoas", concluiu a ministra.

Esta medida, garantem as autoridades, surge em resposta ao que aconteceu em Barcelona.

O Presidente da República revelou aos jornalistas que, uma vez ouvidas as autoridades competentes, não há razões que justifiquem uma mudança do nível de alerta que existe em Portugal.

"O que significa que aquilo que já foi explicado aos portugueses é aquilo que eu reitero: Não há neste momento razões que justifiquem alteração do nível de alerta de segurança no nosso país", concluiu Marcelo Rebelo de Sousa.

Recorde-se que recentemente, em Lisboa, foram colocados blocos de cimento em zonas emblemáticas da cidade, como o Mosteiro dos Jerónimos ou Chiado, que impedem a passagem de veículos, "tendo em vista a proteção de zonas com elevada afluência de pessoas".

Também a Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna garantiu esta quinta-feira que Portugal não alterou o grau de ameaça terrorista. "Portugal não alterou o grau de ameaça, que se mantém em grau moderado", informou em comunicado de imprensa, a que a RTP teve acesso.

Helena Fazenda informou ainda que "todas as forças e serviços de segurança que integram a Unidade de Coordenação Antiterrorismo estão a trabalhar em completa articulação e em cooperação com as suas congéneres, acompanhando o contexto internacional no âmbito da ameaça terrorista".

A Secretária-Geral do Sistema de Segurança Interna explicou que o comunicado foi emitido porque estavam a circular "rumores" sobre a subida dos níveis de alerta contra o terrorismo em Portugal.
Tópicos
pub