País
Publicadas as listas de colocação de professores
O Ministério da Educação, em comunicado enviado às redações, informou esta tarde que já foram publicadas no portal da Direção-Geral da Administração Escolar as listas de colocação de professores para o ano letivo 2018/2019. De acordo com o Executivo, foram colocados 20 mil professores.
No comunicado enviado às redações, o Ministério da Educação adiante que "este ano realizaram-se 7 concursos: concurso interno antecipado, concurso externo ordinário, concurso externo extraordinário, concursos interno e externo do ensino artístico, mobilidade interna e contratação inicial".
Foram vinculados, lê-se, "cerca de 3.500 professores, que se vão somar aos também cerca de 3.500 docentes que vincularam no ano passado". Um número "sem precedentes", diz o Ministério.
De acordo com o Executivo, "na mobilidade interna foram distribuídos cerca de 14.000 horários a docentes do quadro (QA/QE e QZP)1, dos quais cerca de 11.000 em horários completos e cerca de 3.000 em horários incompletos. Na contratação inicial ficaram colocados perto de 6.000 docentes contratados, dos quais cerca de 3.000 em horários completos".
Diz o Ministério da Educação que "verifica-se, assim, que - em cumprimento da Lei da Assembleia da República n.º 17/2018, de 19 de abril - foram distribuídos horários completos e horários incompletos na mobilidade interna aos professores do quadro. Esta circunstância explica a necessidade de contratar cerca de 3.000 docentes externos para ocupar horários completos, apesar de terem vinculado aos quadros 7.000 professores nos últimos dois anos".
O documento enviado às redações esclarece ainda que "ficaram hoje colocados 20.000 professores".
Para o Ministério da Educação, a "divulgação das listas no dia de hoje, dentro do calendário previsto, a duas semanas do início das aulas, assegura a normalidade no arranque do ano letivo 2018/2019."