Publicado em Diário da República

O novo Estatuto da Carreira Docente (ECD) foi publicado em Diário da República, entrando sábado em vigor as profundas alterações introduzidas na actividade de cerca de 180 mil professores e que provocaram meses de polémica.

Agência LUSA /

A divisão da carreira em duas categorias (professor e professor titular ), com quotas estabelecidas para subir de escalão e aceder à segunda e mais elev ada, é uma das principais mudanças trazidas pelo documento, alvo de grande conte stação por parte de todos os sindicatos do sector.

O exame de ingresso na carreira e a avaliação de desempenho dependente de critérios como a observação de aulas e as taxas de insucesso e abandono escol ar dos alunos são outras das questões que provocaram um braço-de-ferro entre as organizações sindicais e a tutela e que ficam consagradas a partir de hoje, com a publicação do ECD em Diário da República.

Aprovado em Conselho de Ministros em Novembro e promulgado pelo Preside nte da República na terça-feira da semana passada, o novo estatuto da carreira m otivou a realização de duas greves e duas grandes manifestações nacionais, a últ ima das quais a 05 de Outubro, Dia Mundial do Professor, que reuniu em Lisboa ma is de 20 mil docentes.

PUB