"Pumas" da Força Aérea já salvaram 356 vidas no mar das ilhas

Os helicópteros "Puma" da Força Aérea Portuguesa estacionados na base das Lajes, ilha Terceira, já salvaram 356 vidas em alto mar desde a sua chegada aos Açores em 1976, anunciou hoje fonte militar.

Agência LUSA /

A Esquadra 711 ultrapassou, este mês, "mais um marco histórico", ao efectuar um total de três centenas de evacuações, que permitiram salvar a vida a 356 pessoas nos mares dos Açores, adiantou a mesma fonte.

A operação mais recente aconteceu a 14 deste mês, envolvendo o navio "Fort St Georges", que navegava a cerca de 360 quilómetros a Sudoeste da Terceira, com um tripulante romeno, de 46 anos, a necessitar urgentemente de assistência hospitalar.

Depois do alerta lançado, um SA-330 "Puma" resgatou o tripulante ferido, que foi assistido a bordo por uma equipa médica militar e transportado para o hospital de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

Sob o lema "Para que os Outros Vivam", a Esquadra 711 das Lajes tem nas operações de busca e salvamento no mar a sua principal missão, que inclui, ainda, transporte e apoio às populações, em caso de evacuações entre as ilhas.

Segundo a mesma fonte, a maioria das missões da Esquadra são executadas em condições meteorológicas de "grande adversidade" e abrangem uma área de 360 quilómetros em redor das nove ilhas.

A primeira destas missões realizou-se em Setembro de 1977 e envolveu o navio norte-americano "Carter Baxton".

A Esquadra 711, sedeada na Base das Lajes, utiliza helicópteros SA-330 "Puma" e aviões C-12 Aviocar, que já ultrapassaram as 20 mil horas de voo no arquipélago.

RME.

Lusa/Fim


PUB