Qualidade da cirurgia cardiotorácica do hospital de Gaia reconhecida pela DGS

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho divulgou hoje que a Direção-Geral de Saúde reconheceu a qualidade dos seus serviços de cirurgia cardiotorácica e de cirurgia de ambulatório, agora acreditados com o nível "Bom".

Lusa /

"O `Bom` tem um grau de exigência tão grande que para nós é `muito bom`" este "reconhecimento", disse à agência Lusa Belmiro Rocha, membro do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho, segundo o qual estão já a ser preparados pedidos de acreditação dos serviços de Pediatria/Neonatologia, Ginecologia/Obstetrícia e Cirurgia Pediátrica.

A finalidade é conseguir a acreditação de qualidade de todos os serviços do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, que vê neste processo um "reconhecimento de que são cumpridos um conjunto de `standarts` que permitem garantir um nível de cuidados de excelência clínica", acrescentou.

Após um processo de cerca de um ano e meio, cirurgia cardiotorácica e de ambulatório foram os dois primeiros serviços a concluir este mês "com sucesso o processo de acreditação, no âmbito do modelo de acreditação do Ministério da Saúde", refere o centro hospitalar, em comunicado.

"A acreditação é um processo de observação, avaliação e certificação, através do qual se reconhece publicamente que uma instituição ou unidade de saúde reúne as condições necessárias e presta serviços e cuidados de saúde de qualidade, baseados na evidência científica e no respeito por padrões de qualidade definidos por entidades de referência e reconhecidos pelo Ministério da Saúde", acrescenta.

O centro hospitalar indica ainda que "o modelo da qualidade adotado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para acreditação das unidades de saúde é o modelo ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía), por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde de organização".

Este modelo apresenta três patamares de reconhecimento de qualidade -- "Bom", "Ótimo" e "Excelente" --, sendo que, segundo Belmiro Rocha, "não há em Portugal nenhum serviço com a avaliação excelente".

Para o mesmo responsável, esta acreditação representa um "reconhecimento do mérito" do hospital, sendo também uma garantia de conformidade para o cidadão que escolhe aquele serviço.

Tópicos
PUB