Quanto custa uma sombra na praia?

A procura de uma sombra nas praias portuguesas para proteger do Sol e evitar os riscos de cancro da pele pode custar este ano entre um euro, a Norte, e os 50 euros por dia no Algarve.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

De acordo com uma ronda feita pela agência Lusa nalgumas praias ao longo da costa portuguesa, os preços praticados pelos concessionários das zonas balneares são muito variáveis, atingindo os valores mais elevados no Algarve e nalgumas zonas da Costa do Estoril.

A sombra mais barata pode ser conseguida na Praia do Sindicato (na marginal de Gaia), uma zona com Bandeira Azul onde um guarda-sol e uma cadeira têm o preço fixo de um euro por dia, enquanto um chapéu-de-sol comprado num supermercado pode custar entre dois a cinco euros.

Noutra praia da marginal de Gaia a diária de uma sombra dispara para os oito euros por cada barraca ou toldo, sendo que estes últimos ficam mais próximo do mar.

Quem alugar estas sombras durante um mês seguido terá de desembolsar 80 euros.

Mais abaixo, na Praia do Relógio da Figueira da Foz, os chapéus de praia variam entre os 135 euros mensais e os 90 euros por 15 dias de aluguer, sendo ainda possível alugar ao dia por sete euros.

Em Mira, a apenas 30 quilómetros de distância, o preço das sombras cai 50 por cento quando comparado com a Figueira.

Na praias de São Pedro de Moel, região de Leiria, uma protecção custa sete euros diários, 40 por semana ou 100 por mês.

Contudo, o mais usual é as pessoas alugarem os toldos por toda a época balnear, pagando 200 euros.

Na área de jurisdição da Capitania do Porto de Cascais, um dos concessionários mais careiros é o da Praia Grande, frente ao Hotel, onde um toldo sem cadeira custa 10 euros por dia e 12 euros com espreguiçadeira.

O aluguer deste toldo por 28 dias custa 196 euros, o mesmo que é cobrado mensalmente por um chapéu sem direito a cadeira na Praia das Moitas, em Cascais.

Ainda mais caro se torna alugar uma barraca numa das áreas concessionadas da Praia de Carcavelos, que cobra 238 euros por menos de um mês.

Na maior parte das praias do litoral alentejano, o aluguer de toldos e sombreiros ainda é raro, contudo, na Praia do Pego (Carvalhal, Grândola) uma sombra custa 10 euros por dia, um valor semelhante ao cobrado na Costa do Estoril e no Algarve, onde se praticam os preços mais elevados.

Em praias localizadas perto dos empreendimentos turísticos de luxo, como Vale do Garrão, Ancão ou Quinta do Lago, o pacote guarda-sol/toldo e duas espreguiçadeiras atinge 50 euros por dia.

Os clientes de alguns hotéis do Algarve podem usar as sombras dos concessionários de forma gratuita, o que é apresentado como um "bónus" incluído nas diárias do hotel, como acontece na Quinta do Lago.

PUB