Quatro circunscritos e um em rescaldo
Quatro dos 14 incêndios que lavraram em Portugal às 19:30 foram circunscritos e outro foi extinto, até às 22:05, revelou hoje o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.
Em termos técnicos, um "incêndio circunscrito" é aquele que está impedido de se propagar.
Existem no entanto outros níveis até a situação estar totalmente controlada. Segue-se o incêndio "dominado", em que as chamas cedem aos meios de combate, "extinto", em que já não existe fogo, "em rescaldo" uma operação considerada pelos bombeiros como muito complexa e, por último, "em vigilância", quando se tenta que o fogo não volte a reacender-se.
Entre os incêndios circunscritos nas últimas horas, figuram dois, no Distrito de Santarém, que juntavam no seu combate mais de 250 bombeiros e sete dezenas de viaturas, respectivamente em Espinheira (Concelho de Santarém) e em Mogão Cimeiro (Concelho do Sardoal). No primeiro, cinco bombeiros sofreram hoje à tarde ferimentos ligeiros. O segundo já está em fase de rescaldo.
Foram também circunscritos dois incêndios no Distrito do Porto, um em Aveleira de Aquém, no Concelho de Penafiel, e outro na Rua Castro, Concelho de Vila Nova de Gaia.
Está também, impedido de se propagar o único incêndio que lavrava no Distrito de Aveiro, na localidade de Calvário, Concelho de Arouca.
Continuam por circunscrever as chamas em Casal da Lapa (Concelho de Pampilhosa da Serra, Distrito de Coimbra), que lavram desde sábado, e atingiram, hoje à tarde, a subestação da Lapa, estando a Linha da Beira Baixa comprometida.
O incêndio do Casal da Lapa é o que em todo o País estava a ser combatido por mais meios, às 22:05 - 199 bombeiros e 53 viaturas.
Em Pendilhe, Concelho de Vila Nova de Paiva, Distrito de Viseu, grassa também um incêndio que está a ser combatido por 148 soldados da paz com 39 veículos.
Os outros incêndios envolvem menos de uma centena de bombeiros.
No Distrito de Coimbra, há outros dois incêndios para além do já referido em Casal da Lapa: um em Cavaleiros, no Concelho de Pampilhosa da Serra (25 bombeiros e 8 viaturas) e outro em Cordinha, Concelho de Cantanhede (35 bombeiros e 9 veículos).
No Distrito da Guarda, há um incêndio em Bouça Cova, Concelho de Pinhel, combatido por 34 bombeiros e oito viaturas.
Em Ribeirinha, Concelho de Murça, grassa o único incêndio de hoje no Distrito de Vila Real, contra o qual lutam 73 bombeiros e 21 veículos.
No Distrito de Viseu, há três outros incêndios para além do de Pendilhe. Um arde em Fiais de Telha, Concelho de Carregal do Sal, onde estão 51 bombeiros e 12 viaturas. Os outros localizam- se no Concelho de Tondela - um em Mouraz (94 bombeiros e 25 viaturas e outro em Parada de Gonta (37 bombeiros e 11 veículos).
No total, às 22:05, o combate às chamas envolvia 1.645 bombeiros, apoiados por 437 viaturas.