Quatro doentes com bactéria hospitalar em isolamento clínico

Quatro pessoas estão internadas no hospital de Leiria com uma bactéria hospitalar multiresistente e encontram-se em isolamento clínico, anunciou hoje a instituição em comunicado.

Agência LUSA /

"Confirma-se que à data existem quatro doentes internados neste hospital infectados com a bactéria acinectobacter", diz o comunicado, segundo o qual há dois casos mais complicados porque se trata de uma infecção resistente a antibióticos, que se pode contrair em meio hospitalar, refere o documento.

De acordo com o hospital, os quatro doentes "estão a ser tratados de acordo com os procedimentos estabelecidos para essa situação" pela Comissão de Controlo da Infecção do Hospital de Santo André, pelo que permanecem em isolamento e todas as visitas são limitadas.

De acordo com os procedimentos previstos, o serviço clínico onde se encontravam internados os quatro doentes, com mais de 60 anos, foi desinfectado, repetindo uma situação que já havia ocorrido em Setembro do ano passado.

Nessa altura, três doentes, dois homens, de 81 e 89 anos e uma mulher de 56 anos, receberam "tratamentos agressivos e fortes" para debelar a infecção.

Situação semelhante ocorreu em Fevereiro de 2004, com consequências mais graves, já que morreram seis dos doze idosos internados com uma outra variante da acinectobacter.

Nessa ocasião, a desinfecção foi estendida a todos os serviços hospitalares e um relatório do Instituto Ricardo Jorge referia não existirem indícios de qualquer contaminação noutros hospitais ou residências de onde vieram os pacientes.

Nessa unidade de saúde, foram identificadas as bactérias acinetobacter aumanni (a mais fatal, que contaminou seis doentes e já havia causou a morte de idosos em França e nos Estados Unidos), estafilococos aurius e pseudomonos aeroginosa.


PUB