Quatro fogos quase em simultâneo no concelho de Tondela

Quatro incêndios deflagraram ao início da tarde de hoje quase em simultâneo no concelho de Tondela, mas já todos foram extintos, disse à Agência Lusa fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu.

Agência LUSA /

Segundo a fonte do CDOS, o primeiro alerta, cerca das 13:40, foi referente a um fogo em Póvoa de Arcediago e, logo de seguida, registaram-se outros, em Lobão da Beira, Naia e Lageosa do Dão.

O primeiro "foi o que se tornou maior", para o qual foram destacados 23 bombeiros e sete viaturas de três corporações, e nos restantes estiveram equipas mais pequenas.

Três meios aéreos foram circulando entre os quatro incêndios, que foram dados como extintos às 14:35.

A essa hora, reacendeu-se um incêndio na localidade de Romã, concelho do Sátão, que tinha deflagrado às 11:40 e sido dado como extinto às 14:00.

"O local não tem acessos e como retirámos os meios aéreos para Tondela, acabou por acontecer um reacendimento", explicou a fonte do CDOS.

No local estão 28 bombeiros e oito viaturas de três corporações, estando a ser mobilizados novamente os meios aéreos.

Ao início da tarde, cerca das 13:15, houve também o registo de um incêndio "bastante forte" na Portela de Senhorim, concelho de Nelas, que chegou a colocar casas em perigo.

No entanto, explicou a mesma fonte, como as chamas demoraram pouco mais de uma hora a extinguir, não foi sequer preciso evacuar as habitações. Uma mulher necessitou de assistência, "mas apenas porque se sentiu mal".

As chamas foram combatidas por 59 bombeiros e 14 veículos de seis corporações.


PUB