Quatros fogos activos em Viana do Castelo, Magualde e Seia

Quatro incêndios florestais continuam activos em Romães (Viana do Castelo), São João da Fresta e Matados (Mangualde) e Carvalhal (Seia), segundo o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.

Agência LUSA /
Lusa

De acordo com o SNPBC, o incêndio que deflagrou às 20:00 de terça-feira em Carvalhal, Seia, distrito da Guarda, está por circunscrever e no combate às chamas estão 54 bombeiros apoiados por 13 viaturas.

Em São da Fresta, Mangualde, distrito de Viseu, o fogo, que deflagrou terça-feira às 23:15, está ainda por circunscrever e no local encontram-se 36 bombeiros e nove viaturas.

O incêndio de Matados, Mangualde, no distrito de Viseu, que deflagrou às 21:14 de terça-feira está circunscrito e no local encontram-se 112 bombeiros apoiados por 27 viaturas.

No lugar de Romães, Serra de Santa Luzia, em Viana do Castelo, um incêndio de "significativas proporções" lavra desde a noite de terça-feira.

O coordenador distrital de Bombeiros e Protecção Civil, João Felgueiras, disse à agência Lusa que as chamas deflagraram às 22:15, numa encosta virada a nascente, "curiosamente do lado de onde sopra o vento", pelo que se propagaram rapidamente, dividindo-se em várias frentes.

O incêndio consome apenas floresta e mato, não havendo quaisquer habitações em perigo.

No combate às chamas estão seis corporações de bombeiros, num total de 45 homens e 12 viaturas.

De acordo com João Felgueiras, o recurso a meios aéreos "não se justifica", uma vez que no local não há pontos de água.

PUB