Queda de neve encerra escolas em Baião, 850 alunos sem aulas

Baião, Porto, 20 Jan (Lusa) - Cerca de 850 alunos de dois agrupamentos escolares de Baião ficaram hoje sem aulas devido à queda de neve, uma situação que está a afectar também a circulação em algumas estradas municipais, disse à Lusa fonte da protecção civil.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Segundo a protecção civil, voltou a nevar entre as 06:00 e as 08:00 de hoje, embora com menor intensidade que no dia 09 de Janeiro, mas mesmo assim foram encerradas ou condicionadas algumas vias municipais.

A estrada municipal 579, que liga a vila de Baião a Santa Marinha do Zêzere, foi cortada ao trânsito, mantendo-se a circulação condicionada nas estradas nacionais 101, 321, 321-1, variante à 321-1 (Baião/Marco de Canaveses) e na municipal 578.

Foram encerrados cinco jardins-de-infância e escolas básicas das freguesias de Teixeira, Valadares, Viariz, Gestaçô e Santa Marinha do Zêzere, afectando 250 alunos.

No agrupamento de Vale do Ovil, cerca de duas centenas de alunos foram mandados para casa ao início da manhã "porque a mobilidade na sua área de residência poderia ficar impedida".

A meio da manhã de hoje, também os responsáveis da EB 2,3 de Santa Marinha do Zêzere decidiram encerrar o estabelecimento de ensino devido ao "previsível agravamento do estado do tempo".

Todos os 400 alunos das escolas começaram a regressar aos seus domicílios a partir das 10:30, acrescentou a fonte.

O presidente da câmara municipal, José Luís Carneiro, informou que tem os serviços de Protecção Civil de prevenção em todo o concelho, mas "até ao momento não há registo de danos graves".

O autarca apela ainda aos automobilistas para que circulem nas estradas com "grande cautela".

JDS


PUB