Quinze segundos de sexo atrevido para abalar consciências
Quinze segundos de animadas imagens (quase) explícitas de sexo entre casais jovens e heterossexuais, com o preservativo como actor principal, compõem o filme televisivo de uma nova campanha de prevenção contra a SIDA apresentado hoje em Lisboa.
Esta campanha da Liga Portuguesa contra a SIDA (LPCS) começa hoje e assinala os 15 anos de actividade da linha SOS-SIDA, um serviço telefónico que já recebeu mais de 61 mil chamadas desde a sua criação.
A uma média de quatro mil chamadas por ano, esta linha recebe todo o tipo de dúvidas, formuladas na sua maioria (79 por cento) por homens.
A maioria das chamadas (80 por cento) é feita por pessoas entre os 20 e os 40 anos.
O filme, intitulado "Tanto faz como fazes. Desde que uses preservativo", vai passar nas televisões e nos cinemas e foi desenvolvido por Marco Martins, realizador do premiado filme português "Alice".
As imagens ousadas do filme, que apresentam vários casais novos e heterossexuais em cenas de sexo, visam atingir "um público abrangente e diferenciado", segundo a LPCS.
"A embalagem de três preservativos é boa para a malta que está a começar (um para a sexta-feira, um para sábado e outro para domingo); a embalagem de seis é para os mais avançados (dois para sexta-feira, dois para sábado e dois para domingo); e as embalagens de 12 são para os casais: um para Janeiro, FevereiroÓ)", segundo a mensagem do filme.
O recurso aqueles actores e ao bom humor visa atingir os mais jovens de forma a que, sem julgamentos, se retrate a realidade, disse Pedro Pina, da produtora do "spot", que falava na apresentação do filme que decorreu numa sala de cinema em Lisboa.
"É um hino de respeito às decisões individuais das pessoas", adiantou, reconhecendo que as imagens foram suavizadas para poderem passar nas televisões.
A propósito, sugeriu uma apresentação do filme completo que poderá acontecer "daqui a uns tempos".
Para Pedro Pina, a realização deste filme revelou-se um "tricô complicado", nomeadamente na "gestão das sensibilidades".
Além do filme, a campanha vai contar com a distribuição de brochuras informativas sobre a infecção VIH/SIDA junto de utentes e profissionais de saúde.
O que é a SIDA, os sintomas, tratamentos e a prevenção são alguns dos temas incluídos nos folhetos.
Até 31 de Dezembro de 2005 estavam notificados em Portugal 28.370 casos de infecção com VIH/SIDA. Até ao ano passado, o vírus infectou mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo.