Rainha da Suécia e ministro da Migração sueco visitam 3ª CNAI de Lisboa

Lisboa, 05 Mai (Lusa) - A Rainha da Suécia e o ministro da Migração sueco visitam terça-feira o Centro Nacional de Apoio ao Imigrante para conhecer de perto os instrumentos da política portuguesa de integração, segundo uma nota divulgada hoje pelo Governo português.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A convite do Presidente da República, Cavaco Silva, o Rei Carlos Gustavo e a Rainha Sílvia da Suécia iniciaram hoje uma visita de Estado a Portugal, que termina quarta-feira.

No âmbito da visita, a Rainha da Suécia e o ministro da Migração sueco, Tobias Billstrom, visitam terça-feira o Centro Nacional de Apoio ao Imigrante de Lisboa (CNAI) para conhecer o "instrumento no sucesso da política portuguesa de integração de imigrantes", refere uma nota da Presidência do Conselho de Ministros.

A política portuguesa de integração - da qual o CNAI é um instrumento fundamental - obteve o segundo lugar no estudo independente Migration Integration Policy Index 2006 (MIPEX), que comparou as políticas de integração dos imigrantes em 28 países (25 Estados-membros da UE, Noruega, Suíça e Canadá).

Este estudo, no qual a Suécia ficou em primeiro lugar, foi divulgado em Outubro do ano passado, e classificou os estados segundo as práticas menos e mais favoráveis em relação aos migrantes.

No ranking elaborado pelo MIPEX, Portugal surgiu como o segundo país da lista dos 28 com melhores políticas de integração de migrantes, especialmente no "acesso ao mercado de trabalho", "reagrupamento de famílias" e políticas contra a discriminação.

A Suécia ocupou o topo da tabela, com uma média de 88 pontos (em 100 possíveis) em seis itens de análise: "Acesso ao Mercado de Trabalho", "Reagrupamento Familiar", "Residência de Longa Duração", "Participação Política", "Aquisição de Nacionalidade" e "Antidiscriminação".

Além do ministro da Migração sueco, a Comitiva Real integrará também o secretário de Estado da Migração, Gustaf Lind, a embaixatriz de Portugal em Estocolmo, Cruz Almeida, e vários outros membros da Corte daquele país.

A visita da Comitiva ao CNAI será acompanhada pelo Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, e pela alta-comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rosário Farmhouse.

O director do ACIDI, Bernardo Sousa e a directora do Departamento de Acolhimento e Integração de Imigrantes, Cristina Casas, serão outros dos responsáveis presentes.

SK.

Lusa/Fim


PUB