Raios ultravioleta atingem máximo 2ª feira, Algarve e Beira Interior

O calor vai manter-se segunda-feira, com temperaturas a ultrapassar os 40 graus nos distritos de Beja, Santarém e Coimbra e os raios ultravioleta a atingir o máximo no Algarve e Beira Interior, segundo o Instituto de Meteorologia.

Agência LUSA /

De acordo com o IM, o índice de raios ultravioleta (IUV) vai chegar ao grau 11, o mais elevado da escala, nos distritos do Faro, Guarda e Castelo Branc o entre as 11:00 e as 16:00, podendo provocar graves problemas de saúde como que imaduras de pele e lesões oculares.

Nestas regiões, o instituto aconselha, por isso, as populações a evitar em ao máximo a exposição solar.

Em todos os outros distritos, o IUV vai atingir segunda-feira o grau 10 , considerado "muito alto", sendo recomendada a utilização de óculos de sol com protecção ultravioleta, o uso de chapéus, camisolas e protector solar e desacons elhada a exposição das crianças ao sol.

Segundo a Direcção-Geral de Saúde (DGS), a exposição à radiação ultravi oleta do sol "pode conduzir a problemas agudos e crónicos para a saúde, nomeadam ente ao nível da pele, olhos e sistema imunitário".

No que diz respeito às temperaturas, o termómetro deverá ultrapassar os 30 graus em todas as regiões de Portugal Continental, à excepção do Algarve, ch egando mesmo aos 40 nos distritos de Beja, Santarém e Coimbra. Como medidas de prevenção dos efeitos do calor, sobretudo nos idosos, a camados, doentes crónicos e crianças, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água ou sumos de fruta natural, sendo de evitar bebidas alcoólicas, gaseificadas, com cafeína ou ricas em açúcar.


PUB